Adoram um bom livro para devorar.

Peixe-Prata ou Lepisma (Lepisma saccharina)

Peixe-Prata ou Lepisma (Lepisma saccharina)

É um inseto pisciforme, de cor prateado brilhante, com um par de longas antenas e três apêndices, muito longos na extremidade posterior.

Desloca-se com grande rapidez, fugindo da luz e encontra-se normalmente sob livros, em maços de papéis, rodapés e frestas nas paredes.

O número de ovos em cada postura é reduzido, na ordem de poucas dezenas, e alguns dos recém-nascidos são mortos e comidos pelos adultos, que têm hábitos de canibalismo.

Nas bibliotecas e arquivos alimentam-se de papel, preferindo o fabricado com elevada percentagem de pasta químicas ao fabricado com pastas mecânicas (papel de jornal). As destruições traduzem-se por lacerações no interior das folhas ou nas margens, conferindo-lhes um recorte requintado.

Geralmente os seus ataques não põem em perigo uma biblioteca, pois o inseto não penetra no interior dos livros, sendo mais perigoso em arquivos onde os documentos se encontram dispostos em maços e, frequentemente, encerrados em caixas de cartão que cria um microclima propício ao desenvolvimento da praga.

As condições ideais de humidade e temperatura para seu desenvolvimento são em torno de 75 a 97% e 22 a 27ºC, hibernando quando o ambiente não lhe é favorável.